segunda-feira, 29 de março de 2010

RELEMBRANDO NOSSA HISTÓRIA


FONTE:http://www.anchietanum.com.br/site/lerNoticia.php?intIdNoticia=60


Área Apostólica de Juventude e Vocações: Quatro anos do Diálogo


Idealizado pelo então responsável pelo trabalho com universitários em Belo Horizonte, o escolástico Geraldo Lacerdino, o Projeto Diálogo completa em 2007 quatro anos de existência. Contando, desde a sua fundação, com amplo apoio da Província, o Diálogo, desde 2006, sob orientação do Provincial, tem seu orçamento aprovado e custeado pela Área Apostólica de Juventude e Vocações.

O Projeto foi uma resposta nova que se buscou trazer ao trabalho com a juventude universitária e com jovens profissionais, tentando oferecer-lhes aquilo de que pareciam mais necessitados: formação humana.

Nesse sentido, desde a sua fundação, três grandes linhas de atuação se fizeram presentes: 1) reflexão sobre temas candentes (em grupos de partilha ou em palestras abertas ao grande público); 2) contato com arte e cultura; e 3) espiritualidade. Desde o final do ano passado, em parceria, naquela época, também com a BNE, abriu-se espaço, nas missões de férias dos escolásticos, para a participação de universitários leigos. Era o voluntariado de verão que, no âmbito do Diálogo, estava sendo inaugurado, e do qual, já nesse primeiro ano, tomaram parte três universitários e três jovens profissionais.

Dessa forma, atualmente, o Diálogo conta com quatro linhas mestras de atuação. São mais constantes os encontros dos dois grupos de partilha. Entremeado pela discussão de temas importantes (como a violência, a exclusão social, a solidão, a tolerância...), talvez o maior fruto dessas atividades seja a construção e o aprofundamento de amizades. Em um mundo marcado por um individualismo crescente, não é pequena a importância de foro como esse, sobretudo ao ter em vista a diversidade social, econômica, religiosa... que se verifica nesses grupos.

Na linha da conscientização e da busca por se construir uma cultura do diálogo e da reflexão responsável sobre os temas que afetam a vida de todos, o Diálogo segue sua tradição de oferecer ao grande público a oportunidade de acesso a discussões importantes com pessoas gabaritadas. Assim, por exemplo, foi organizado, em maio, um ciclo de quatro palestras-debates com representantes de quatro das grandes tradições religiosas: hinduísmo, budismo, islamismo e cristianismo. Em evento elogiado pelo ineditismo e pela profundidade por pessoas que há muito buscam estabelecer um espaço para o diálogo inter-religioso em Belo Horizonte, o Diálogo conseguiu criar um ambiente de escuta, respeito e valorização da diferença. Nessa mesma linha, neste mês de novembro, seguindo sugestão dada a todas as obras da Província pela Área Apostólica de Juventude e Vocações, será oferecida uma mesa redonda sobre o tema da redução da idade penal.

Presente em praticamente todas essas atividades, a expressão artístico-cultural tem sido um dos grandes diferenças no trabalho realizado pelo Diálogo. Fiados ainda na intuição original que viu nessa dimensão da experiência humana um espaço absolutamente importante para a humanização de nossas vidas, o Diálogo, para além das aberturas culturais de seus eventos, promoveu, há pouco, o Setembro Cultural: Quando Vida e Arte se Tocam. Cinema, música e dança (aqui, com bailarinos com paralisia cerebral!) estiveram presentes, marcando e emocionando a muitos.

Em resposta a uma constante busca que se percebia em parte daqueles com os quais se trabalhava, e oferecendo a essas pessoas parte do que é o maior tesouro da Companhia de Jesus, seus Exercícios Espirituais, o Diálogo segue primando por oferecer a possibilidade de acesso a eles sobretudo pelos Exercícios, em etapas, no final de semana. Paralelamente, celebrações ecumênicas, na forma de lucernários, continuam sendo organizadas em datas particularmente importantes, como, por exemplo, na Páscoa.

Sabendo, porém, que para muitos universitários e jovens profissionais o que se busca são trabalhos concretos junto a realidades sofridas, o Diálogo, além da parceria com as províncias BRC e BNE para as missões de férias, fez uma parceria com os trabalhos pastorais realizados pelos escolásticos da FAJE, sobretudo, os do SJ-Rua. Ainda que o voluntariado não tenha se desenvolvido como se esperava, alguns frutos já brotaram dessa iniciativa.

Em consonância com o espírito da Província de criar redes locais de trabalhos, marcadamente quando se destinam a um mesmo público, o Diálogo, juntamente com a Formação Cristã do Colégio Loyola, esteve na coordenação do Fórum Inaciano de Jovens – MG-2007, que contou com a participação de mais de 200 jovens, provenientes de todas as obras jesuíticas de BH e Montes Claros. Trabalho pesadíssimo, mas o resultado foi extraordinário.

Dando seqüência a esse movimento, em uma equipe que está ganhando vida própria, como se desejava, o Diálogo esteve decisivamente presente na articulação de lideranças das diversas obras de BH que trabalham com juventude, no sentido de pensar, em nível de Belo Horizonte, atividades e uma agenda comuns. São retiros, caminhadas, confraternizações e diversas outras atividades, marcadas todas pela forma como, “jesuiticamente”, vamos tentando trabalhar com a juventude, ajudando-a a ser protagonista de sua própria vida, constituindo-se de forma o mais integral e consciente possível. Nisso, cremos, para além mesmo do dado especificamente cristão-católico, vai-se realizando o Reino do Senhor, de justiça, paz, respeito, mais vida.

E para o ano de 2008, em articulação que já começa a ser realizada agora, o Projeto Diálogo está propondo uma parceria com os ex-alunos do Colégio Loyola, no sentido de manter a ligação entre eles através de uma proposta específica e arejada, que envolva reflexão, debate, amizade, trabalho e espiritualidade, que atenda às suas demandas de universitários e jovens profissionais, no estilo do que já fazemos atualmente. É o Diálogotentando, a cada passo, aprimorar o seu trabalho.

Muito do que aqui vai escrito se encontra em nossa página. Não deixe de conhecê-la:www.projetodialogo.org. E como qualquer trabalho pode ser melhorado, ainda mais quando se trata de juventude, não deixe de enviar dicas, críticas e sugestões que você possa eventualmente ter para o nosso trabalho: dialogo@projetodialogo.org.

Esquematicamente, as principais atividades realizadas diretamente pelo Diálogo ou que contaram fortemente com sua participação para serem organizadas e promovidas foram:

· Grupos de partilha: 11 encontros

· Celebrações ecumênicas: 1 (Lucernário, na Páscoa)

· Retiros: 2 finais de semana, sendo que no segundo ofereceram-se duas etapas ao mesmo tempo

· Palestras: 5 (Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Cristianismo e Redução da Idade Penal)

· Eventos artístico-culturais: 4 (Setembro Cultural + Show de encerramento 2007)

· Confraternizações/passeios: 3

· Voluntariado de verão

· Fórum Inaciano de Jovens – MG-2007: além das cinco reuniões presenciais, e de todo o trabalho para mobilizar, convidar, organizar, acolher e promover, as coordenações das três subcomissões ficaram com o Diálogo (Cristiano, Juliano e Rodrigo).

· Festival Inaciano de Música e Poesia: seria realizado este ano em Santa Luzia. Cristiano e Juliano participaram da equipe de organização do evento, pelo Diálogo, até que ele foi cancelado. Foram três reuniões e muito trabalho em casa.

· Articulação da Juventude Inaciana de BH-MoC: o Diálogo capitaneou os esforços para conseguir montar essa equipe e colocá-la em movimento. Agora, ela começa a ganhar vida própria. Há reuniões periódicas. Estão sendo organizados, por essa equipe, dois eventos para este ano: Caminhada Inaciana em Sabará e Natal Inaciano no Centro Loyola. Será fechado, ainda este ano, um calendário comum para 2008, com atividades que vão desde retiros a caminhadas, passando por encontros de maior porte.

· Dia de espiritualidade para estudantes da PUC: acontecido em 30 de setembro, foi pedida assessoria ao Diálogo para organizá-lo e ministrá-lo (a equipe por nós montada contou também com Creômenes (BNE) e Jonas Moraes (BRC).

· Site do Diálogo: ficou pronto este ano, exigindo uma dedicação de muitas horas até a sua conclusão e de muitas outras horas, desde então, para a sua manutenção.

· Reuniões da equipe de coordenação do Diálogo: formalmente, 3, informalmente, pelo menos umas 5.

Cristiano Cruz, S.J. - cristianoccruz@yahoo.com.br

Juliano Tadeu Oliveira, - S.J. juliano_taoliveira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário